Abolição da Escravidão
Em maio de 1888, o imperador D. Pedro II se encontrava em viagem pela Europa e sua filha, a princesa Isabel, respondia como regente do Império.
Nesse momento, a pressão popular para a abolição atingiu seu auge, e os políticos abolicionistas conseguiram concentrar cada vez mais adeptos no Parlamento. Assim , em 13 de maio de 1888, a Lei Áurea foi aprovada pelos deputados brasileiros e assinada pela princesa Isabel. Essa lei declarava extinta a escravidão em todo o Brasil e foi recebida com festas pelos ex-escravos e pelos abolicionistas em todas as regiões do Império.
A Participação Popular
Apesar de a escravidão no Brasil ter sido abolida oficialmente com a assinatura da Lei Áurea, a participação da população e das organizações abolicionistas foram fundamentais nessa decisão.
As revoltas de escravos nas fazendas causavam medo e receio nos fazendeiros que, por sua vez, começaram a pensar alternativas para a substituição da mão de obra. Em várias cidades do Brasil, manifestações e comícios eram promovidos pelas associações e clubes abolicionistas, estimulando milhares de pessoas a sair às ruas para protestar e lutar contra a escravidão no país. Poetas, advogados, políticos e intelectuais divulgavam publicamente as suas idéias.
De acordo com alguns historiadores, o Movimento Abolicionista foi um dos que uniram o maior número de brasileiros em torno de uma causa comum: a libertação dos escravos.
Os ex-escravos após a abolição
A abolição da escravidão foi importante porque trouxe igualdade perante a lei para todos os brasileiros, independente da origem étnica de cada um. Porém, ela não foi suficiente para igualar, na prática, os ex-escravos e seus descendentes aos demais cidadãos brasileiros.
Muitos ex-escravos continuaram trabalhando para os fazendeiros em troca de salários muito baixos, enquanto outros buscaram melhores condições de vida nas cidades. Porém, como ex-escravos não tinham acesso à educação, nem à moradia ou emprego, eles passaram a viver em condições precárias.
Contudo, foi por meio da formação de redes de solidariedade que os ex-escravos puderam sobreviver e resgatar a dignidade. Nessas redes, eles se ajudavam mutuamente arrecadando dinheiro para comprar vestimentas e alimentos, além de trabalharem juntos na construção de suas moradias.
Fonte: Vontade de Saber História, FTD, 2009.
Apesar da Lei Áurea e das diversas redes de solidariedade, a herança da escravidão permanece na sociedade brasileira atual através da discriminação racial, social e econômica contra os afrodescendentes.
Após ler e refletir sobre a importância da Lei Áurea e das redes de solidariedade formadas pelos ex-escravos escreva a sua opinião sobre a abolição da escravidão no Brasil?
quarta-feira, 12 de maio de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
22 comentários:
Nós gostamos muito do assunto trazido pelo professor Augusto!
A escravidão (denominada também escravismo, escravagismo e escravatura) é a prática social em que um ser humano tem direitos de propriedade sobre outro designado por escravo, ao qual é imposta tal condição por meio da força. Em algumas sociedades desde os tempos mais remotos os escravos eram legalmente definidos como uma mercadoria. Os preços variavam conforme as condições físicas, habilidades profissionais, sexo, a idade, a procedência e o destino.
eu achei legal porque a abolição da escravidão foi muito importante nessa época os escravos sofriam um tipo de preconceito só por ser negro, acho q foi bom eles serem soutos pela princesa isabel.....
A ABOLIÇÃO FOI UM MOVIMENTO POLITICO TÃO EXEMPLAR PARA NÓS JOVENS PARA APRENDEMOS Á LUTAR PELOS NOSSOS DIREITOS E SABER O VALOR DA VIDA...
Os primeiros times a aceitarem os negros do Brasil, que foi o Inter e Vasco da Gama.
Apesar de a escravidão no Brasil ter sido abolida oficialmente com a assinatura da Lei Áurea, a participação da população e das organizações abolicionistas foram fundamentais nessa decisão.
As revoltas de escravos nas fazendas causavam medo e receio nos fazendeiros que, por sua vez, começaram a pensar alternativas para a substituição da mão de obra.Apesar de a escravidão no Brasil ter sido abolida oficialmente com a assinatura da Lei Áurea, a participação da população e das organizações abolicionistas foram fundamentais nessa decisão.
BOM NÓS DA TURMA 172 ACHAMOS MUITO IMPORTANTE POIS EM 1888 ,O IMPERADOR SE ENCONTRAVA-SE EM UMA VIAGEM E SUA FILHA PRINCESA ISABEL RESPONDIA COM REGENTE DO IMPÉRIO.COM BASE NESSE PEQUENO DIZER ENTENDEMOS QUE O IMPERADOR ERA MUITO INTELIGENTE E QUERIA TER UM BOM FUTURO.
NAQUELA ÉPOCA A ESCRAVIDÃO ERA COMANDADA PELA LEI QUE EXISTIA LÁ NO MUNDO DELES OU NO COMANDO DO REI...
Não querendo imitar as meninas mas achei muito interessante o assunto.
A abolição da escravidão foi importante porque trouxe igualdade,para todos os brasileiros, independente da origem étnica de cada um.
Eu acho isso....TCHAUUU
Eu entendi que em maio de 1888,o imperador d. Pedro II se encontrava em viagem pela Europa e sua filha, a princesa Isabel, respondia como regente do Império. Nesse momento, a pressão popular para a abolição atingiu seu auge, e os políticos abolicionistas conseguiram concentrar cada vez mais adeptos no Parlamento. Assim , em 13 de maio de 1888, a Lei Áurea foi aprovada pelos deputados brasileiros e assinada pela princesa Isabel. Essa lei declarava extinta a escravidão em todo o Brasil e foi recebida com festas pelos ex-escravos e pelos abolicionistas em todas as regiões do Império.A Participação Popular
Apesar de a escravidão no Brasil ter sido abolida oficialmente com a assinatura da Lei Áurea, a participação da população e das organizações abolicionistas foram fundamentais nessa decisão.Em várias cidades do Brasil, manifestações e comícios eram promovidos pelas associações e clubes abolicionistas, estimulando milhares de pessoas a sair às ruas para protestar e lutar contra a escravidão no país. Poetas, advogados, políticos e intelectuais divulgavam publicamente as suas idéias.De acordo com alguns historiadores, o Movimento Abolicionista foi um dos que uniram o maior número de brasileiros em torno de uma causa comum: a libertação dos escravos.
Os ex-escravos após a abolição
A abolição da escravidão foi importante porque trouxe igualdade perante a lei para todos os brasileiros, independente da origem étnica de cada um. Porém, ela não foi suficiente para igualar, na prática, os ex-escravos e seus descendentes aos demais cidadãos brasileiros.Muitos ex-escravos continuaram trabalhando para os fazendeiros em troca de salários muito baixos, enquanto outros buscaram melhores condições de vida nas cidades.Contudo, foi por meio da formação de redes de solidariedade que os ex-escravos puderam sobreviver e resgatar a dignidade.
NA MINHA OPINIÃO ESSE ASSUNTO ABORDADO PELO PROFESSOR AUGUSTO É MUITO IMPORTANTE E LEGAL!
Os ex-escravos após a abolição
A abolição da escravidão foi importante porque trouxe igualdade perante a lei para todos os brasileiros, independente da origem étnica de cada um. Porém, ela não foi suficiente para igualar, na prática, os ex-escravos e seus descendentes aos demais cidadãos brasileiros.
A abolição da escravidão fala que a escravidão era muito precária principalmente para os escravos que viviam em senzalas e depois de muito tempo os deputados brasileiros aprovaram a lei Áurea e foi assinada pela princesa Isabel.
A ABOLIÇÃO DA ESCRAVIDÃO:
A abolição da escravidão foi quando a princesa Isabel cessou o trabalho escravo no brasil. Isso foi muito importante pois os negros também são pessoas como nós.
Não querendo imitar as meninas mas achei muito interessante o assunto.
A abolição da escravidão foi importante porque trouxe igualdade,para todos os brasileiros, independente da origem étnica de cada um.
Eu acho isso....TCHAUUU
Bom eu achei que essa lei chamada Lei Aurea foi muito importante na época da abolicão ou da escravidão em 1888 por que como todo mundo todos tem direito de ter igualdade social não importando sua classe social nem sua religião e muito menos sua raça e cor todos tem o mesmo direito de ser tratados com repeito e dignidade.Eu acho que se não tivesse essa lei aurea não haveria o chamado e tão esperado RESPEITO eh isso que eu acho e também a Princesa Isabel tomou a decisão certa em soltar os escravos...
Eu Mateus e Juliano achamos bom a história que o professor botou,que abolição da escravidão porque eles sofriam muito com a escravidão e com o preconceito
Foi muito importante a abolição por que foi exemplar para noś jovens por que a gente aprendeu a lutar pelos nosso direitos e saber dar valor...
Bom! Eu acho que a abolição da escravatura foi algo que marcou o Brasil e que nunca vamos esquecer.
E nós não podemos esquecer que mitos abitos culinarios vieram deles
O REI ERA O CARA DO PAÍS DELES.O PRECONCEITO ERA UMA COISA QUE ACONTECIA MUITO NAQUELA ÉPOCA.OS PRIMEIROS TIMES A ACEITAR OS NEGROS FOI O INTER E O VASCO DA GAMA...
Eu achei legal por que os negros são humanos que nem nós e tem direitos tem muitas gente que tem preconceito por que são negros e acham que tem que ser escravos!!!
Nos achamos que a abolição foi boa para dar de volta a liberdade aos escravos por isso foram criados a lei áurea, a participação das organizações foram importante na vida deles.
Nós,Martiene e Jéssica lemos o texto e após a leitura refletimos:Na quela época os escravos eram legalmente tratados como objetos e mercadorias.
Achamos interessante esse texto pois ele nos trás a importância da prática social em que um ser humano tem direitos de propriedades destinados por escravos.
Bom, eu achei este texto muito interesante, porque nele fala sobre como a abolição dos escravos aconteçeu! E também fala muitas coisas que aconteceu nesse tempo que muitas pessoas acabam não falando.
Este texto também trás muito conhecimento que não conheciamos dos nossos ante passados!!!!
Bjssssssssssssssssssssssss!!!!!!!!!!!!
Nós Daiana e Antares achamos que o texto abolição da escravatura foi um ótimo texto que nos ensina sobre a escravidão dos nossos antepassados.thaubjssssssssssssssssssss!!!!!!!!!!!!!!!!!1
Postar um comentário