quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Povos Indígenas
HÁ 500 ANOS
Há cinco séculos, os portugueses chegaram ao litoral brasileiro, dando início a um processo de migração que se estenderia até o início do século XX, e paulatinamente foram estabelecendo-se nas terras que eram ocupadas pelos povos indígenas.
O processo de colonização levou à extinção muitas sociedades indígenas que viviam no território dominado, seja pela ação das armas, seja em decorrência do contágio por doenças trazidas dos países distantes, ou, ainda, pela aplicação de políticas visando à "assimilação" dos índios à nova sociedade implantada, com forte influência européia.
Embora não se saiba exatamente quantas sociedades indígenas existiam no Brasil à época da chegada dos europeus, há estimativas sobre o número de habitantes nativos naquele tempo, que variam de 1 a 10 milhões de indivíduos.
Números que servem para dar uma idéia da imensa quantidade de pessoas e sociedades indígenas inteiras exterminadas ao longo desses 500 anos, como resultado de um processo de colonização baseado no uso da força, por meio das guerras e da política de assimilação.
ÍNDIO HOJE
Hoje, no Brasil, vivem cerca de 460 mil índios, distribuídos entre 225 sociedades indígenas, que perfazem cerca de 0,25% da população brasileira. Cabe esclarecer que este dado populacional considera tão-somente aqueles indígenas que vivem em aldeias, havendo estimativas de que, além destes, há entre 100 e 190 mil vivendo fora das terras indígenas, inclusive em áreas urbanas. Há também 63 referências de índios ainda não-contatados, além de existirem grupos que estão requerendo o reconhecimento de sua condição indígena junto ao órgão federal indigenista.
FUNAI
A Fundação Nacional do Índio - FUNAI é o órgão do governo brasileiro que estabelece e executa a Política Indigenista no Brasil, dando cumprimento ao que determina a Constituição de 1988. Na prática, significa que compete à FUNAI promover a educação básica aos índios, demarcar, assegurar e proteger as terras por eles tradicionalmente ocupadas, estimular o desenvolvimento de estudos e levantamentos sobre os grupos indígenas. A Fundação tem, ainda, a responsabilidade de defender as Comunidades Indígenas, de despertar o interesse da sociedade nacional pelos índios e suas causas, gerir o seu patrimônio e fiscalizar as suas terras, impedindo as ações predatórias de garimpeiros, posseiros, madeireiros e quaisquer outras que ocorram dentro de seus limites e que representem um risco à vida e à preservação desses povos.
Fonte: www.funai.gov.br/
Olá pessoal!
Qual a opinião de vocês sobre os povos indigenas no Brasil Hoje?

3 comentários:

Natali t:162 disse...

Bom eu li o texto e achei muito interresante.
Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos e isto é muito interrasante para o nosso mundo e para as pessoas que neste mundo habitam. Cada vez mais sabemos que o racismo é crime e isto não se faz. Seja um protagonista em ajudar a dizer não para o racismo.

obeneir disse...

Bom os indios eles viviam muito bem ate a chegada dos português e muitos indios sofreram com as doeças trazida pelas cidades proxima,e muitas doenças foram tazida pelos europeus.Os indios estão divididos pelas cidades do brasil.

lucélia turma 162 disse...

Eu acho que os indígenas sofreram muito no inicio e ainda sofrem com a descriminação eu também acho que todos deveriamos ser mais tolerantes.