quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Dia da Consciência Negra
O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de Novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.
A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro (1594).
Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.
Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.
O dia é celebrado desde a década de 1960, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos; até então, o movimento negro precisava se contentar com o dia 13 de Maio Abolição da Escravatura – comemoração que tem sido rejeitada por enfatizar muitas vezes a "generosidade" da princesa Isabel, ou seja, ser uma celebração da atitude de uma branca.
A semana dentro da qual está o dia 20 de novembro também recebe o nome de Semana da Consciência Negra.
Dados estatísticos
Segundo o IBGE, no Brasil os negros são correspondentes a 5% da população. Os chamados "pardos", no entanto, que são mestiços de negros com europeus ou índios, chegam a um número próximo da metade da população.
Entre a população negra jovem (especificamente no segmento de 15 a 17 anos), 36,3% cursaram ou cursam o ensino médio; entre os brancos, a parcela é de 60%. Entre aqueles que têm até 24 anos, 57,2% dos brancos haviam atingido o ensino superior, contra apenas 18,4% dos negros.
O rendimento médio da população branca no Brasil é de R$ 812,00; já a dos negros é de R$ 409,00. Entre a parcela de 1% dos mais ricos do país, 86% são brancos
Fonte: http://pt.wikipedia.org/
Olá pessoal!
Qual a opinião de vocês sobre as comemorações do 20 de novembro?

15 comentários:

Gabriel Severo turma:162 disse...

Eu acho que é só uma das poucas maneiras de reconhecer que o povo negro está integrado na sociedade, até porque, o povo negro ocupa mais de 50% da populacão brasileira.

Gabriel Severo turma:162 disse...

Eu acho que é só uma das poucas maneiras de reconhecer que o povo negro está integrado na sociedade, até porque, o povo negro ocupa mais de 50% da populacão brasileira.

Luisa e Felipe disse...

Nos achamos esse documentário muito interessante por que metade dos Brasileiros são AFRO-DESCENDENTES,entre a população negra jovem (especificamente no segmento de 15 a 17 anos), 36,3% cursaram ou cursam o ensino médio; entre os brancos.
Isso é que achamos sobre esse documentário!!!XD
bjxx....

Alex sander e Alissom-(162) disse...

MUITAS PESSOAS RASSISTAS E PRECONCEITUOSAS BATEM NAS PESSOAS NEGRAS.

NO SèCULO PASSADO QUE EXISTIA A ESCRAVIDÃO. OS BRANCOS BATIAM DE RELHO NAS COSTAS DOS ESCRAVOS E DEIXAVAM ELES NO TRONCO POR 3 DIAS SEM COMER; BEBER E NEM SE QUER IR AO A PATENTE...

Lucélia turma:162 disse...

Eu acho que o dia da conciência negra é muito importante para todos colocarem seus preconceitos de lado e irmos todos para o lado da paz.

Anônimo disse...

Bom eu fiz uma leitura e achei muito bom pois os negros são muito discriminados pois eles sofrem muito preconceito por serem negros. Eu sei porque eu ja passei por muitas coisas assim.O dia da consciência negra foi promovido pela morte do ZUMBI dos Palmares,e ate hoje as pessoas fazm palestras sobre a conciência negra.

Bruna.L e Emili disse...

O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de Novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.
A data foi feita por que é a morte do Zumbi dos Palmares em 1695. Eu acho isto muito importante para os negros não serem mais uma piada e serem considerados iguais a todos nós.

Bruna C. disse...

Bom minha opnião é que os número de negros é bastante significativo. A data não só comemora um dia,sim um raça que hoje, no Brasil a realidade do preconceito para com os "de cor diferente" deve-se ao fato da ignorância das pessoas e da falta de capacidade humana.

Alex sander e Alissom-(162) disse...

MUITAS PESSOAS RASCISTAS E PRECONCEITUOSAS BATEM NAS PESSOAS NEGRAS.

NO SèCULO PASSADO QUE EXISTIA A ESCRAVIDÃO. OS BRANCOS BATIAM DE RELHO NAS COSTAS DOS ESCRAVOS E DEIXAVAM ELES NO TRONCO POR 3 DIAS SEM COMER; BEBER E NEM SE QUER IR A PATENTE...

Luisa e Felipe disse...

Povos Indígenas...
Hoje, no Brasil, vivem cerca de 460 mil índios, distribuídos entre 225 sociedades indígenas, que perfazem cerca de 0,25% da população brasileira. Cabe esclarecer que este dado populacional considera tão-somente aqueles indígenas que vivem em aldeias, havendo estimativas de que, além destes, há entre 100 e 190 mil vivendo fora das terras indígenas, inclusive em áreas urbanas. Há também 63 referências de índios ainda não-contatados, além de existirem grupos que estão requerendo o reconhecimento de sua condição indígena junto ao órgão federal indigenista.
Sabemos que colamos do documentário mas essa parte do texto é a mais importante!!
XD...;)(162)

Cristian D. disse...

Eu acho muito preconceito para com os negros serem chamados de macaco e outas coisas principalmente no mercado de trabalho se forman fazem faculdades como os ditos branquelos fazem especialização e acabam ganhando menos que os branquelos que só tem o ensino fundamental o relacionamento interracial nem sempre da certo por parte de outras pessoas cometem o racismo o bom de hoje em dia de ser negro é que nós podemos processar e arrancar uma bela quantia de quem nos trata com desrespeito

DULCE disse...

OLA SOU DULCE E ACHO MUITO IMPORTANTE O DIA DA CONCIENCIA NEGRA POIS MOSTRA PARA OS RACISTAS QUE OS NEGROS PODEM ATE SEREM DE COR DIFERENTE MAS QUE SOMOS TODOS IGUAIS.

Rui disse...

A minha opinião sobre o texto falando da CONSCIÊNCIA-NEGRA é muito importante porque 50% da população brasileira é afro-descendente

Yasmin disse...

Bom, o texto fala que foi a princesa Isabel que libertou os negros, mas não falaram que eles morreram de fome,frio,medo pelas ruas perdidos, mas quando eles foram soltos pelo menos podiam dar alimentos e uma casa pra eles.

Rodrigo e Eduardo disse...

Eu espero que neste ano seja repleto de coisas boas; que os alunos tenham atitudes boas espero que nesse ano seja de aprimoramento e que possamos aproveitar o tempo que nos resta na escola. turma;171